
Definição e Sintomas
A estenose de JUP é uma anomalia comum do trato urinário superior, que afeta todas as faixas etárias, geralmente um processo congênito. Consiste no estreitamento basicamente no estreitamento da junção entre a pelve renal e o ureter, ducto este responsável por permitir a passagem da urina em direção à bexiga.
Os estreitamentos nesta região produzem quadros conhecidos como hidronefrose, que são dilatações significativas do sistema coletor do rim e que tem potencial para lesar o rim permanentemente ao longo do tempo.
Entretanto na maioria dos casos a hidronefrose assume um quadro de equilíbrio, e as lesões renais não estão presentes de forma significativa ao longo da vida.
Diagnóstico
O diagnóstico é geralmente feito de forma dirigida aos sintomas, por exames de imagem - Tomografia ou Ultrasom – mas em grande parte das vezes se faz pelo achado ocasional destas alterações em exames realizados para outros fins.
Nos casos em que a estenose da JUP cursa com sintomas – dor principalmente; surgimento de cálculos renais, desenvolvimento de infecção do trato urinário recorrente, perda progressiva da função renal - o tratamento operatório está indicado.
Tratamento
O tratamento, quando indicado, é realizado por meio de técnicas minimamente invasivas, seja por via endoscópica ou pela laparoscopia e cirurgia robótica, com excelentes resultados. > Confira aqui mais informações sobre o Tratamento Pieloplastia videolaparoscópica / RobóticaVer Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos