
Definição e Sintomas
O Câncer de testículo representa o tumor sólido mais presente entre jovens do sexo masculino, entre 15 e 45 anos de idade.
São por isso tumores que acometem paciente muito jovens, com picos de incidência após a puberdade, entre 25 e 35 anos de idade.
Felizmente são considerados tumores raros, representando 1 a 1,5% de todos os tumores malignos do sexo masculino.
Diagnóstico
O diagnóstico dos tumores de testículo é feito inicialmente pelo exame físico, quando se detecta o aumento do volume testicular ou a presença de nódulos. O autoexame em indivíduos dentro da faixa etária de risco é fundamental, e deve ser encorajado. Nem todos os nódulos ou o aumento de volume do testículo são tumores e podem se confundir com quadros inflamatórios, infecciosos ou traumas. O urologista deve ser consultado frente a quaisquer nódulos ou aumento testicular identificado, principalmente se indolores. Associado ao exame físico, exames de imagem e laboratoriais confirmam o diagnóstico.
Os tumores de testículos apresentam várias classificações, que estão associadas ao prognóstico e comportamento da doença. Felizmente, o desenvolvimento do tratamento individualizado dos tumores de testículo tem oferecido a cura completa da doença na grande maioria dos casos.
Tratamento
O tratamento é multimodal na grande maioria dos casos, incluindo a ressecção do testículo comprometido e a associação de radioterapia e/ou quimioterapia nos casos selecionados.
Cirurgias extensas para remoção de gânglios profundos podem estar também indicadas, mas vão depender da avaliação individualizada de cada caso.
O tratamento nestes casos, também pode ser feito por técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia ou a cirurgia robótica.
> Confira aqui mais informações sobre um dos Tratamentos dos Tumores de TestículoVer Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos