Definição e Sintomas

A Hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das doenças mais frequentes do homem, sendo geralmente definida como um aumento da Próstata, secundário à proliferação de células desta glândula.

Acomete 50% dos homens em idades entre 51 e 60 anos.

É considerado por muitos pesquisadores como evento natural do envelhecimento do homem, mas apenas uma parcela sofrerá sintomas e alterações decorrentes deste crescimento.

Estima-se que 30% dos homens deverão ser tratados para o HPB em algum momento da vida.

Apesar de doença de manifestação benigna, a hiperplasia prostática traz forte impacto negativo na qualidade de vida seus portadores, com prejuízo do ritmo de sono, atividades diárias, relações sociais e até no aspecto econômico.

Os principais sintomas associados ao HPB são aqueles associados ao esvaziamento da bexiga - jato fraco e/ou interrompido, esforço ao urinar, gotejamento terminal e sensação de esvaziamento incompleto – e ao armazenamento da urina, incluindo urgência, incontinência de urgência e micção noturna frequente.


Tratamento

O tratamento pode se estender desde o acompanhamento clínico apenas, passando pela introdução de medicamentos específicos e, no caso de persistência dos sintomas, o tratamento operatório.

> Confira aqui mais informações sobre o Tratamento Operatório da Hiperplasia Prostática Benigna
Ver Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos

Em busca de um diagnóstico preciso e um tratamento adequado?