Definição e Sintomas

Os cálculos renais são doença urológica muito comum, com significativo ônus e negativas repercussões para a sociedade. São mais frequentes em homens do que nas mulheres, podem se manifestar em qualquer faixa etária.

Geralmente não causam dor quando estão estaticos no interior do rim, mas podem, mesmo nestes casos, evoluir com sangramento urinário e infecções de repetição.

Uma vez que deixam o rim e se deslocam ao longo do ureter, os cálculos renais produzem quadros de dor intensa, chamados cólica nefrética, secundária à obstrução do fluxo da urina.

As cólicas nefréticas são urgências urológicas, a dor pode atingir níveis intensos, incapazes de serem tratados com medicações habituais por via oral.

A formação dos cálculos está associada a uma série de defeitos do metabolismo humano, anormalidades hormonais e do funcionamento intrínseco dos rins.

Também estão associados a dietas precursoras, caracterizadas pelo excesso de sal e proteínas, principalmente.

Tratamento

O tratamento dos cálculos renais e ureterais evoluiu muito ao longo dos anos e é umas das áreas que mais se beneficia da cirurgia minimamente invasiva.

Podem ser tratados por desde seguimento clínico e medicações expulsivas, passando por técnicas de impulsos de choque até técnicas sofisticadas de remoção dos cálculos com uso do Laser, por via endourológica.

> Confira aqui mais informações sobre o Tratamento Operatório dos Cálculos Renais
Ver Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos

Em busca de um diagnóstico preciso e um tratamento adequado?