
Definição e Sintomas
O Câncer de Bexiga é o segundo tumor urológico mais frequente no homem, ficando atrás apenas do câncer de próstata.
Sua incidência é 2,5 a 4 vezes superior no homem, sem comparado a mulheres, talvez pela maior chance de exposição ao cigarro e às toxinas causadoras.
Geralmente, tabagistas tem de 2 a 4x mais chance de adquirir a doença que os não fumantes. Exposição ocupacional, infecções urinárias de repetição, instrumentação e cálculos são outros fatores associados a maior incidência pelo câncer de bexiga.
A presença de sangue na urina é sem dúvidas o sintoma mais encontrado na doença, podendo ser macroscópico, quando o sangramento na urina é visível, e microscópica quando ele não o é. Sintomas menos comuns podem estar presentes, como irritabilidade vesical, frequência e urgência, além de desconforto ao urinar.
Diagnóstico
O diagnóstico suspeito aos sintomas pode ser feito por exames de imagem, associados ou não a técnicas de endoscopia vesical e citologia oncótica.
O diagnóstico definitivo e estadiamento local são realizados através da biópsia da lesão.
Tratamento
O tratamento dos cânceres de bexiga é realizado em um contexto operatório. As cirurgias de ressecção dos tumores vão desde procedimentos endoscópicos até a remoção completa da bexiga, com possibilidade de reconstrução de nova bexiga de substituição em casos selecionados.
> Confira aqui mais informações sobre o Tratamento Operatório do Câncer de BexigaVer Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos