Definição e Sintomas

A Prostatite nada mais é que um processo inflamatório da próstata, de origem infecciosa na grande maioria dos casos. Quando infecciosa, o agente mais comum é uma bactéria, proveniente do trato grastrointestinal do próprio paciente.

Acomete 9 a 16% dos homens ao longo de suas vidas, sendo o diagnóstico urológico mais comum abaixo dos 50 anos e o terceiro mais comum acima dos 50 anos.

Pode ser dividida em 2 quadros distintos, a prostatite aguda e crônica, quando os sintomas persistem por período superior a 3 meses.

É condição benigna, porém os sintomas associados podem trazer grandes prejuízos à qualidade de vida dos portadores, com potencial para evolução a quadros infecciosos generalizados, graves. Nos quadros agudos há presença de febre, calafrios e dor perineal e supra púbica geralmente intensas, além de queda do estado geral.

Sintomas de urgência miccional, desconforto e hesitação, com jato entrecortado podem estar presentes. Quadro graves podem evoluir a infecção generalizada. Os quadros crônicos por sua vez, manifestam-se com quadros de desconforto urinário continuado, alternados com períodos assintomáticos.

Elevação importante dos níveis do PSA pode ocorrer em ambas as situações, o que torna a doença importante na diferenciação do câncer de próstata.


Tratamento

Os quadros agudos e crônicos são tratados com início imediato de antibióticos específicos, na maioria das vezes por períodos prolongados para erradicação das bactérias causadoras.

> Confira aqui mais informações sobre o Tratamento da Prostatite
Ver Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos

Em busca de um diagnóstico preciso e um tratamento adequado?