Tratamentos Cirúrgicos
Os cálculos renais contam com uma infinidade de possibilidades terapêuticas, no âmbito da cirurgia minimamente invasiva.
Quando assintomáticos, no interior do rim e sem repercussões infecciosas ou à função renal, podem muitas vezes ser acompanhados clinicamente.
Já os cálculos sintomáticos e de grandes dimensões devem ser tratados.
Há ainda os cálculos que migram para o interior dos ureteres, canais que ligam os rins à bexiga, levando a quadros de cólica nefrética intensamente dolorosa.
Podem ser tratados cirurgicamente ou observados, em casos selecionados, até sua eliminação espontânea.
Entre as opções de tratamento cirúrgico, destacamos:
Ureterorrenolitotripsia Rígida / flexível
Consiste na fragmentação e remoção de cálculos ureterais ou renais de forma minimamente invasiva, pelo interior dos canais urinários.
São realizadas sob anestesia e a fragmentação dos cálculos é feita com utilização de energia à LASER. A remoção dos fragmentos se faz com a utilização de cestas extratoras.
Ao final do procedimento, utiliza-se o chamado cateter de duplo J, com o objetivo de drenar o rim obstruído ou manipulado e auxiliar na cicatrização do trato urinário.
Entenda o método assistindo ao vídeo ao lado.
Nefrolitotripsia Extracorpórea (LECO)
Consiste na fragmentação de cálculos renais ou ureterais através da aplicação de ondas de choque externas ao paciente, por intermédio de um equipamento específico.
Não há cortes ou instrumentalização do trato urinário e os cálculos fragmentados são eliminados pelo paciente, ao longo das micções.
São selecionados a pacientes que possuem cálculos visíveis ao RX e com densidade favorável ao procedimento.
A localização do cálculos também é fator importante na escolha do método.
Entenda o método assistindo ao vídeo ao lado.
Nefrolitotripsia percutânea
Consiste na fragmentação e remoção de cálculos, geralmente de grandes dimensões, que se alojam no interior do rim ou ureter proximal.
É realizado através de pequenas perfurações na região do dorso do paciente, que chegam até o rim e possibilitam a fragmentação direta do cálculo e sua remoção.
Entenda o método assistindo ao vídeo ao lado.