Tratamentos Cirúrgicos
O Câncer de Bexiga, uma vez diagnosticado ou suspeito, tem como primeira opção de tratamento a abordagem endoscópica, com possibilidade de confirmação de diagnóstico, realização de biópsias ou mesmo o tratamento definitivo da lesão.
Este tratamento consiste na introdução de aparelhos pelo canal urinário, sob anestesia, podendo-se realizar o tratamento no interior da bexiga - ressecção endoscópica de bexiga, ou simplesmente RTU de Bexiga.
Nos casos de tumores superficiais, o tratamento pode se restringir à RTU de bexiga, ou se associar a quimioterapia apenas no interior da bexiga.
Entenda o método exemplificado no vídeo.
Os casos invasivos e mais avançados podem requerer a remoção completa da bexiga e gânglios da pelve, em um procedimento conhecido como Cistectomia Radical.
A Cistectomia Radical pode ser realizada por cirurgia aberta tradicional, mas hoje, sua realização por cirurgia minimante invasiva, tem trazido vários benefícios ao paciente.
Entre elas destacamos a laparoscopia e principalmente a cirurgia robótica, com melhores resultados estéticos, menos sangramento e dor em pós operatório, além de retorno mais rápido às atividades do dia a dia.
A reconstrução do transito urinário pode ser feitas de várias formas, desde a criação de nova bexiga com partes do intestino, até a exteriorização dos canais urinários na parede abdominal e cada caso deve ser discutido e analisado pelo seu urologista de confiança.
Entenda o método exemplificado no vídeo.