Câncer Renal

Tratamentos Cirúrgicos

O tratamento do câncer renal é cirúrgico em sua essência.

Porém, o tratamento pode incluir desde o acompanhamento seriado de pequenas lesões, passando por tratamentos locais de crioterapia e ablações localizadas, até a remoção completa do rim ou apenas da parte comprometida pelo tumor, preservando grande parte da função renal. Tal técnica apresentou ganhos sensíveis com o advento da cirurgia robótica, com excelentes resultados.

Podem também ser realizadas por cirurgia laparoscópica, com excelentes resultados

Nefrectomia Parcial

Consiste na remoção apenas do tumor renal, preservando o restante do rim sadio.

Tamanho do tumor, posição do tumor no rim e condições clínicas do paciente determinam a possibilidade de realização deste método.

A Nefrectomia parcial pode ser realizada por cirurgia aberta tradicional, mas hoje, sua realização por cirurgia minimamente invasiva, tem trazido vários benefícios ao paciente.

Entre elas destacamos a laparoscopia e principalmente a cirurgia robótica, com melhores resultados estéticos, menos sangramento e dor em pós operatório, além de retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Nefrectomia Radical

Consiste na remoção de todo o rim comprometido pela doença.

Assim como no caso da nefrectomia parcial, a escolha desse método leva em conta dimensões e posição do tumor, além das condições clínicas do paciente.

A Nefrectomia radical pode ser realizada por cirurgia aberta tradicional, mas hoje, sua realização por cirurgia minimamente invasiva, tem trazido vários benefícios ao paciente.

Entre elas destacamos a laparoscopia e principalmente a cirurgia robótica, com melhores resultados estéticos, menos sangramento e dor em pós operatório, além de retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Radio e Crioablação

São técnicas minimamente invasivas, que consistem na aplicação direta de energia térmica (radio) ou congelamento (Crio) ao tumor, matando as células tumorais suspeitas.

O tratamento deve ser muito bem selecionado, levando-se em conta o tipo, tamanho e posição da lesão, bem como a expectativa de vida do paciente.


Em busca de um diagnóstico preciso e um tratamento adequado?