Definição e Sintomas

O Câncer Renal possui vários subtipos, sendo o mais o comum o carcinoma de células claras, tumor este responsável por 90% dos casos de neoplasias renais.

Em sua maioria, os tumores renais acometem indivíduos com idade entre 55 e 60 anos e a sua incidência tem aumentado nos últimos anos.

Nos EUA, é considerado o 7° tumor nos homens e o 8° nas mulheres, sendo a décima causa de morte, entre todos os tumores.

São tumores mais incidentes em paciente afro-americanos, mas dentre os principais fatores de risco, podemos destacar:

  • Hipertensão arterial
  • Obesidade, principalmente em pacientes do sexo feminino
  • Tabagismo
  • Fatores Genéticos - Mutações nos genes VHL e HIF2a

O grande desafio dos tumores renais é sua detecção precoce. Apesar de lesões agressivas em seu comportamento tumoral, são tumores que não produzem sintomas quando pequenos e localizados. Quando sintomáticos, resultam dos efeitos locais do tumor, ou pelas metástases à distância. Podem assim se manifestar com dor lombar, sangramento indolor na urina e massa abdominal palpável.

Atualmente a maioria dos tumores renais são diagnosticados de forma ocasional, por tomografias ou ultrassonografias direcionadas a outros fins.

Tratamento

O tratamento do câncer renal é cirúrgico em sua essência. Porém, o tratamento pode incluir desde o acompanhamento seriado de pequenas lesões, passando por tratamentos locais de crioterapia e ablações localizadas, até a remoção completa do rim ou apenas da parte comprometida pelo tumor, preservando grande parte da função renal. Tal técnica apresentou ganhos sensíveis com o advento da cirurgia robótica, com excelentes resultados.

> Confira aqui mais informações sobre o Tratamento Operatório do Câncer Renal
Ver Lista de Doenças Conheça todos os Tratamentos

Em busca de um diagnóstico preciso e um tratamento adequado?